Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
CUIDANDO DE SUA SAÚDE EM SEU LAR

Translate this Page

Rating: 3.2/5 (56 votos)




ONLINE
1






 

 


HIGIENE DO IDOSO DEPENDENTE: CUIDADOS ESPECIAIS

HIGIENE DO IDOSO

Ao fazer a higienização do idoso, pode ocorrer algum acidente. Então para evitar que ocorra: ficar atento a machucados na pele, devido a secagem inadequada; desgastes cutâneos por lavagem incorreta; ter resfriado por corrente de ar ou pela própria temperatura baixa;uma atenção maior as sondas para que não tenha desconexão;não molhar os curativos das ferida ou vias venosas; não usar álcool ou seus derivados pois ressecam a ele. Se for necessário aplicar hidratante a seguir. Ao secar o corpo dar atenção entre os dedos e as pregas da pele; sempre usar toalhas limpas, secar e macias evitando o atrito. Incentivar o idoso a colaborar no banho conforme a sua capacidade e limite; diagnosticar precocemente possíveis problemas na pele; aproveitar o momento do banho para fazer curativo e correções na postura. O banho quente e demorado é prejudicial a pele, fazendo que fique mais ressecada, fina e sujeita a equimoses de contato.


No banheiro

Requer atenção aos objetos necessários na higiene e devem estar bem próximos: as roupas devem ser separadas e organizadas. O paciente ao ser despido deve ficar protegido com roupão, não olhar fixo o corpo nu, mas olhar discretamente para ver se há alguma ferida iniciando, evitando deste modo o constrangimento. O paciente não deve ficar sozinho no banheiro porque ele pode ficar tonto ou ter uma queda de pressão e cair. A cadeira de banho ajuda ao idoso no banho a ter maior conforto e mais segurança.

Material necessário

Os objetos de higiene pessoal devem ser de uso individual e exclusivo.
Comadre, bacia, água morna, sabonete líquido e neutro, toalha seca e limpa, luvas descartável, escova de dente, pasta de dente, lençóis limpo, forro limpo, avental impermeável para o cuidador, saco de plástico para roupas sujas, roupas limpas e fraldas (caso use); xampu, creme de cabelo, pente ou escova de cabelo, secador, talco ou desodorente, hidratante, colônia favorita, espelho.

Banho no leito

O banho no leito deve ser aplicado no idoso para proporcionar mais conforto e bem-estar; remover sujeira na pele e odores desagradáveis; estimular a circulação; remover células mortas e microorganismos e favorecer a transpiração. Deve-se dar o banho sempre no mesmo horário.

Se necessário deve-se colocar um biombo para fornecer mais privacidade ao paciente. O banho deve começar pela cabeça e ir até os pés. Na seqüência lavar o rosto, olhos, orelhas, pescoço, braços, tórax e a barriga enxaguar, secar e cobrir o paciente.

Deve-se usar uma esponja com sabão para lavar os braços, as pernas, as axilas, tórax e a região submamária ( embaixo das mamas) e o abdômen. O sabão é retirado com água limpa.

Posicionar o paciente na lateral, e com outra esponja ensaboada, lavar o pescoço as costas, as nádegas e a parte de trás das pernas.

Higiene bucal

Para evitar o ressecamento dos lábios deve-se usar manteiga de cacau.
A higiene oral é um hábito saudável que deve ser mantido ao longo da vida. A boca deve ser inspecionada após todas as refeições e se houver resíduo deve-se removê-lo.

Oferecer bastante água durante o dia é muito importante para evitar a desidratação e mantém a boca sempre úmida, diminuindo assim a concentração de bactérias na boca.

O paciente que usa prótese dentária deve receber maior atenção. Essa prótese deve ser retirada após cada refeição, higienizadas fora da boca, a cavidade oral deve ser limpa e recolocada a prótese.

Para a higienização bucal do idoso parcial ou totalmente dependente é necessário que ele fique numa posição confortável, com a coluna reta, de maneira que sua cabeça seja facilmente segura durante a limpeza, de frente para a pia com espelho ou com uma bacia e espelho na mão. Ao escovar os dentes naturais o cuidador pode ficar por trás do paciente, usando sempre luvas, retirar a dentadura e ponte da boca antes de escovar os dentes. Após escovar bem os dentes massageando-os pedir que faça vários bochechos com água ou na impossibilidade disso, tentar que só cuspa.

Para os desdentados deve-se utilizar uma gaze ou algodão embebido em água, para a limpeza das mucosas. Essa limpeza deve ser realizada após cada refeição e, principalmente à noite, antes de dormir. A gaze envolvida no dedo indicador e depois de umedecida passar por toda cavidade oral, sem esfregar, mas com movimentos firmes para retirada de todo a sujeira. Trocar sempre que sujar a gaze até que fique limpa. A língua deve ser escovada sempre com escova de dente macia.

Cuidados com os cabelos

Para proceder à lavagem dos cabelos no leito, o paciente deve estar de barriga para cima de forma que a cabeça fique livre e sem travesseiro apenas alguns rolos de lençóis embaixo dos ombros e forrar a cama para que não fique molhada. Colocar uma bacia embaixo da cabeça, colocar algodão no ouvido do paciente, molhar o cabelo, aplicar o xampu uma ou duas vezes enxaguar e passar o creme (se usar) e enxaguar com bastante água. Enxugar o cabelo com uma toalha limpa e seca e se puder com secador. Pentear o cabelo do paciente. Os cabelos devem ser lavados no mínimo 3 vezes por semana, com xampu neutro e creme.

 

Limpeza dos olhos

A limpeza dos olhos deve ser feita com gaze, utilizando o soro fisiológico, passar no olho no sentido de dentro para fora para a retirada de secreções. Sendo uma compressa para cada olho. Se o idoso estiver em coma ou semi-consciente, colocar uma gaze umedecida no soro fisiológico sobre o olho, para assim manter a umidade das pálpebras.

Regiões genitais

A higiene na região geniturinário e anal deve ser ensaboada no sentido púbis para o ânus, enxaguar muito bem e enxugar com toalha limpa. Com as pernas flexionadas. Caso os pêlos estejam grandes e volumosos devem ser aparados com tesoura limpa para facilitar a limpeza. Secar bem para evitar assaduras e lesões. Se o paciente realizar sozinho a higiene ou auxiliar deve-se lavar bem suas mãos antes e depois do procedimento. Ter cuidado com a eliminação de fezes ou urina.

Nas mulheres fazer a limpeza dos grandes e pequenos lábios e da região de trato urinário, com água, sabão, e gaze de frente para trás e enxaguar a área com água até retirar todo o sabão. Secar bem.

No homem lavar bem os testículos e o pênis com água e sabão; enxaguar bem com água para remoção do sabão, secar suavemente. Baixar o prepúcio para que não apareça edema na glande.

Na região anal colocar o idoso na lateral, lavar a região com uma esponja embebida em água e sabão da frente para trás. Enxaguar bem e secar.

Cuidados com os pés

Ter mais cuidado com os pés, este costuma ter sérios problemas devido a mudanças circulatórias, deformidades ósseas, diabetes, ou outros problemas. Deve-se lavar com água e sabão, secar bem principalmente entre os dedos; hidratar com cremes, óleos e sempre aplicar vaselina ou hidrante nos locais calosos, como calcanhares; cuidar se houver micoses; cuidar das unhas mantendo-as cortadas, lixadas e limpas; as unhas devem ser cortadas semanalmente e retas. Observar a coloração dos pés e verificar se existe lesões cutâneas.

Criar um Site Grátis  |  Crear un Sitio Web Gratis  |  Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net