Criar um Site Grátis Fantástico
CUIDANDO DE SUA SAÚDE EM SEU LAR

Translate this Page

Rating: 2.7/5 (438 votos)




ONLINE
1






 

 


ONCOLOGIA EM HOME CARE

CANCER

O paciente com Câncer, Leucoses e Linfomas são um grave problema de Saúde Pública; segundo projeções da Organização Mundial de Saúde, o Câncer será a principal causa de mortalidade, por doença, em países de Terceiro Mundo, a partir do ano de 2000, portanto urgem medidas capazes de contenção de custos, contudo sem afetar a qualidade dos serviços.

           A hospitalização domiciliar favorece a contenção dos custos hospitalares que atualmente são elevadíssimos por força do grande progresso da tecnologia média, o que obriga as seguradoras de saúde a custear toda e qualquer nova modalidade terapêutica e/ou diagnóstica que venha a ser consensualmente aprovada seguindo normas da Medicina Baseada em Evidências.

          No primeiro momento, todos os tipos de aplicação de Quimioterapia antineplásica ambulatorial podem ser feitos em regime domiciliar, considerando as formas de aplicação como se segue abaixo:

1 – Intramuscular

2 – Subcutânea

3 – Intratecal

4 – Intraperitoneal

5 – Intravenosa – quase sempre em “bolus”, infusão de 30 minutos, 1 hora , 3 horas ou as vezes infusão contínua de 24 horas.

 

          A enfermagem Oncológica é uma subespecialidade da Enfermagem e esta hoje oferece uma gama imensa de vantagens na qualidade e na Segurança do cuidado do enfermo portador de tumores sólidos ou de hemopatias malignas, pois a especialidade conhece detalhes desde esquemas antieméticos, complicações de quimioterápicos até conhecimentos de psico-oncologia, incrementando a aderência do cliente ao tratamento domiciliar.

          No segundo momento aquele cliente, em curso de quimioterapia, que complica, por exemplo, com Neutropenia febril, pode perfeitamente fazer todo o tratamento antibioticoterápico parenteral em regime domiciliar, pois o mesmo é aplicado em monodose intravenosa, por exemplo, 2 a 6 grs. De infusão venosa curta de 30 minutos de ceftazidima e as outras medidas de suporte clínico; no caso de anemia relatada ao paciente oncológico, com diminuição da eficácia da quimioterapia, pela baixa de hemócrito, bem como, com a síndrome de fadiga de interconcorrente poderá ser tratada com aplicação semanal subcutânea de EPO (eritropeoietina recombinante) na posologia entre 40 a 60.000 U.I. até mesmo hemotransfusão de concentrado de hemácias, se for mister.

            Mas adiante, após a alta do tratamento quimioterápico adjuvante ou não, aquele cliente que tem “port” venoso totalmente implantado deverá fazer a periódica heparinização do  mesmo, em regime domiciliar.

 

 

           Finalmente, com a progressão da doença neoplásica e com situação de FPT (fora de possibilidades terapêuticas), mais uma vez o regime domiciliar de tratamento médio sintomático oferece uma grande vantagem econômica e emocional para o pleno exercício e prática da especialidade médica denominada Medicina Paleativa Oncológica, tratamento com mais integralidade, humanidade e dignidade o paciente dentro de seu lar, com toda equipe multidisciplinar de saúde.

            Urge portanto que as seguradoras e saúde contemplem as Clínicas de Oncologia Médica com esta possibilidade, sempre para a criteriosa dos custos e minimização dos agravos à saúde do paciente do tumor sólido , leucoses e linfomas.

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Lavagem nasal